Peso ideal: o que é e como calcular

Com o verão a caminho, o desafio de nos mantermos afastados das delícias calóricas torna-se mais difícil. Cuidados diários com a alimentação e prática de exercício físico regular, devidamente combinados com as necessidades do metabolismo, podem ajudar a alcançar ou manter o peso ideal.
Calcular o peso ideal

Como calcular o peso ideal?

Ter o peso ideal é, mais do que uma questão de estética, uma questão de saúde. O equilíbrio é fundamental.

Assim sendo, para se saber se estamos dentro do que a Organização Mundial de Saúde definiu como peso ideal, teremos de calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), ou seja, avaliar através de uma fórmula o nível de gordura e do peso.

A fórmula é simples: consiste em dividir o peso de um indivíduo em quilos pela altura em centímetros, elevada ao quadrado.

 

IMC = Peso kg ÷ Altura cm2

 

Faça o cálculo e descubra se tem ou não o peso ideal

Tabela de Índice de Massa Corporal:

Abaixo de 18,5 = abaixo do peso ideal

Entre 18,5 e 24,9 = peso ideal/aceitável

Entre 25,0 e 29,9 = peso a mais

Entre 30,0 e 39,9 = obesidade moderada

Maior ou igual a 40 = obesidade grave

 

Como alcançar o peso ideal recomendado?

Equilibrar, controlar e exercitar são verbos a reter por quem quer manter-se no peso ideal de forma saudável. E esta fórmula verbal ganha peso à medida que envelhecemos e o nosso metabolismo fica mais lento.

Para nos mantermos saudáveis, é essencial ter certos cuidados e adotar alguns hábitos. Neste sentido, é extremamente importante praticar regularmente uma atividade física ou desportiva adequada, bem como ter comportamentos nutricionais condicentes com a idade, a saúde e as necessidades do corpo humano. Neste campo, os seus melhores aliados são as saladas, os legumes e a fruta.

 

Fonte: Cofina media

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