FERRO

Presente em diversos alimentos, o ferro é um dos componentes da hemoglobina que, por sua vez, permite o transporte de oxigénio pelo organismo. Apesar de ser um mineral fundamental para o organismo humano, a carência de ferro é a deficiência nutricional mais comum em todo o mundo.
 

Funções, Fontes e Dose Recomendada

 

Funções do Ferro

O ferro contribui para uma normal função cognitiva assim como para o processo de divisão celular. Este mineral participa também no normal funcionamento do sistema imunitário e ajuda na redução do cansaço e da fadiga. Para além disso, o ferro auxilia na formação normal de glóbulos vermelhos e de hemoglobina. Sendo um mineral que participa no normal metabolismo produtor de energia, o ferro contribui para o transporte normal do oxigénio no organismo.
 

Fontes Alimentares de Ferro

  • Carnes, aves e caça
  • Ovos
  • Enguia
  • Sardinha
  • Enchidos de carne e de sangue
  • Natas
  • Moluscos de concha
  • Leguminosas secas
  • Cacau e chocolate
  • Flocos de aveia
  • Milho
  • Couve galega, lombarda e repolho
  • Espinafre
  • Figo e outras frutas
  • Amêndoa e outras sementes
  • Pão integral e escuro de trigo.

 

Dose Diária de Ferro Recomendada

14 mg

 

 

Outros Minerais:

CÁLCIO  |  CLOROCOBRECRÓMIOFÓSFOROIODOMAGNÉSIOMANGANÉSIOMOLIBDÉNIOPOTÁSSIOSELÉNIOZINCO