VITAMINA B9 (ÁCIDO FÓLICO)

A vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, faz parte das vitaminas do complexo B. A ingestão desta vitamina pode prevenir defeitos no sistema nervoso central e ajuda no controlo da hipertensão e prevenção de doenças cardíacas.
 

Funções, Fontes e Dose Recomendada

 

Funções da Vitamina B9

A vitamina b9 contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário, auxilia a normal função psicológica e contribui para a redução do cansaço e da fadiga.
Esta vitamina participa ainda na síntese normal dos aminoácidos e no metabolismo normal da homocisteína.

Para além disso, o ácido fólico contribui para o processo de divisão celular e para o crescimento do tecido materno durante a gravidez, tendo também um papel importante na formação normal do sangue.
 

Fontes Alimentares de Vitamina B9

  • Vegetais de folha verde
  • Levedura de cerveja
  • Cenoura
  • Feijão
  • Carne
  • Gema de ovo
  • Peixe gordo
  • Alperce

 

Dose Diária de Vitamina B9 Recomendada

200 µg
Grávidas têm necessidades aumentadas para 400 µg.

 

 

Outros Minerais:

VITAMINA A  |  VITAMINA B1  |  VITAMINA B2  |  VITAMINA B3  |  VITAMINA B5  |  VITAMINA B6  |  
VITAMINA B8  |  VITAMINA B12  |  VITAMINA C  |  VITAMINA D  |  VITAMINA E  |  VITAMINA K