VITAMINA B12 (CIANOCOBALAMINA)

As fontes da vitamina B12, também designada cianocobalamina ou cobalamina, são na sua maioria de origem animal. Esta vitamina tem um papel importante na formação sanguínea e no sistema nervoso. Quem segue uma dieta vegetariana deverá ter especial atenção, podendo ser aconselhável a ingestão de vitamina B12 através de um suplemento específico.
 

Funções, Fontes e Dose Recomendada

 

Funções da Vitamina B12

A vitamina B12 contribui para o normal metabolismo produtor de energia, para o funcionamento do sistema nervoso e para o metabolismo da homocisteína.

A cianocobalamina tem também um papel importante na formação de glóbulos vermelhos e contribui para o processo de divisão celular. Para além disso, esta vitamina ajuda na função psicológica, bem como no funcionamento do sistema imunitário, contribuindo também para a redução do cansaço e da fadiga.
 

Fontes Alimentares de Vitamina B12

  • Fígado
  • Rins
  • Ovos
  • Leite e queijo
  • Carne de vaca e porco
  • Peixe

 

Dose Diária de Vitamina B12 Recomendada

2,5 µg

 

 

Outros Minerais:

VITAMINA A  |  VITAMINA B1  |  VITAMINA B2  |  VITAMINA B3  |  VITAMINA B5  |  VITAMINA B6  |  
VITAMINA B8  |  VITAMINA B9  |  VITAMINA C  |  VITAMINA D  |  VITAMINA E  |  VITAMINA K