VITAMINA B6 (PIRIDOXINA)

A vitamina B6 tem um papel importante no funcionamento do sistema nervoso, no sistema imunológico e no metabolismo de proteínas e gorduras. Uma vez que não é produzida pelo organismo, a piridoxina deve ser fornecida através da alimentação que pode ser complementada com um suplemento específico.
 

Funções, Fontes e Dose Recomendada

 

Funções da Vitamina B6

A vitamina B6 contribui para o normal metabolismo produtor de energia e ajuda no normal funcionamento do sistema nervoso. Tem também relevância no normal funcionamento do metabolismo da homocisteína bem como no metabolismo normal das proteínas e do glicogénio.

A piridoxina contribui para uma função psicológica regular e participa na formação de glóbulos vermelhos. É uma vitamina que ocupa um papel importante no normal funcionamento do sistema imunitário e contribui para a redução do cansaço e da fadiga.

A vitamina B6 participa também na regulação da atividade hormonal e contribui para a síntese normal da cisteína.
 

Fontes Alimentares de Vitamina B6

  • Carne de porco
  • Galinha
  • Peru
  • Bacalhau
  • Vegetais
  • Cereais integrais (gérmen de trigo, arroz)
  • Levedura de cerveja
  • Gema de ovo
  • Fígado
  • Frutos
  • Cereais

 

Dose Diária de Vitamina B6 Recomendada

1,4 mg

 

 

Outros Minerais:

VITAMINA A  |  VITAMINA B1  |  VITAMINA B2  |  VITAMINA B3  |  VITAMINA B5  |  VITAMINA B8  |  
VITAMINA B9  |  VITAMINA B12  |  VITAMINA C  |  VITAMINA D  |  VITAMINA E  |  VITAMINA K