VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO)

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é essencial para a absorção de ferro dos alimentos de origem vegetal e para a formação dos tecidos do corpo. Uma vez que não é produzida pelo organismo humano, a vitamina C deve ser obtida através da alimentação.
 

Funções, Fontes e Dose Recomendada

 

Funções da Vitamina C

A vitamina C é provavelmente o suplemento nutricional mais consumido, mas mesmo as pessoas mais familiarizadas com os usos deste nutriente podem surpreender-se ao descobrir a vastidão de benefícios que a vitamina C pode proporcionar.

O ácido ascórbico participa na formação de colagénio para o normal funcionamento dos vasos sanguíneos, dos ossos, das cartilagens, das gengivas, dos dentes e da pele. Esta vitamina também tem um papel no metabolismo produtor de energia bem como no normal funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C contribui para uma normal função psicológica e ajuda no funcionamento do sistema imunitário e proteção das células contra as oxidações indesejáveis.

A vitamina C tem ainda um papel importante na redução do cansaço e da fadiga, contribuindo para a regeneração da forma reduzida da vitamina E e aumentando a absorção de ferro.

 

Fontes Alimentares de Vitamina C

  • Vegetais frescos
  • Citrinos
  • Kiwi
  • Melão
  • Cerejas
  • Couve de bruxelas
  • Espinafres
  • Couve
  • Tomate

 

Dose Diária de Vitamina C Recomendada

80 mg

 

 

Outros Minerais:

VITAMINA A  |  VITAMINA B1  |  VITAMINA B2  |  VITAMINA B3  |  VITAMINA B5  |  VITAMINA B6  |  
VITAMINA B8  |  VITAMINA B9  |  VITAMINA B12  |  VITAMINA D  |  VITAMINA E  |  VITAMINA K