VITAMINA D

A vitamina D tem um papel importante na absorção de cálcio sendo essencial para a saúde dos ossos e dentes. É uma vitamina produzida aquando a exposição solar e atua no sistema nervoso, cérebro e coração. A vitamina D é ainda importante no aumento da força muscular e no equilíbrio.
 

Funções, Fontes e Dose Recomendada

 

Funções da Vitamina D

A vitamina D é chamada a vitamina do sol: desde que haja exposição ao sol, o organismo produz a quantidade de vitamina D de que precisa. No entanto, a capacidade do organismo produzir vitamina D declina com a idade, pelo que as deficiências são vulgares nas pessoas idosas. Porém, mesmo os adultos jovens podem não possuir quantidades suficientes de vitamina D.

Esta vitamina tem um papel na normal absorção/utilização do cálcio e do fósforo. Ajuda na manutenção de ossos e dentes normais, assim como na manutenção do funcionamento muscular. A vitamina D contribui ainda para níveis normais de cálcio no sangue e participa no normal funcionamento do sistema imunitário e no processo de divisão celular.
 

Fontes Alimentares de Vitamina D

  • Leite e seus derivados
  • Manteiga
  • Óleo de fígado de bacalhau
  • Peixe
  • Gema de ovo

 

Dose Diária de Vitamina D Recomendada

5 µg

 

 

Outros Minerais:

VITAMINA A  |  VITAMINA B1  |  VITAMINA B2  |  VITAMINA B3  |  VITAMINA B5  |  VITAMINA B6  |  
VITAMINA B8  |  VITAMINA B9  |  VITAMINA B12  |  VITAMINA C  |  VITAMINA E  |  VITAMINA K