Como Meditar

Se está a pensar começar a praticar meditação, saiba que é possível fazê-lo em qualquer lugar, seja num jardim, em frente ao mar ou durante um passeio. Após saber como meditar torne esta prática um hábito diário.
A meditação é benéfica para o bem-estar

Embora algumas pessoas julguem que é necessário retirar-se para uma montanha solitária, ou que necessitam de praticar horas e horas de meditação, estas são falsas crenças. Basta aprender e, depois, praticar!

 

Benefícios da Meditação

 

Antes de saber como meditar, descubra por que razão é tão importante dedicar uns minutos por dia a esta prática milenar, com mais de 5.000 anos de antiguidade.

 

A meditação não só produz resultados rápidos a quem procura melhorar a sua saúde, como aumenta a vitalidade, a consciência intelectual, melhora a memória e reduz o stress. Meditar tem inúmeros benefícios reconhecidos, entre eles ajudar a que o dia-a-dia seja mais produtivo, alegre e prazenteiro.

 

Por esta razão, cada vez mais especialistas recomendam a meditação como a técnica de relaxamento ideal para proteger a mente e o corpo dos ataques constantes do stress do dia-a-dia, sendo também uma forma agradável e eficaz de transformar a vida.

 

É possível meditar enquanto se caminha, no duche ou até quando se viaja. Também é possível meditar em casa, ao ar livre ou no escritório. Seja onde e em que altura for, é possível adotar este hábito que poderá ajudar a mudar a vida para sempre.

 

Como meditar? Aprenda com a prática

 

  • Coloque uma roupa cómoda, que não aperte e que permita estar uns minutos na mesma posição sem que sinta incómodo.
  • Procure um lugar tranquilo onde nada o interrompa.
  • Sente-se numa posição cómoda, feche os olhos e respire fundo. Tenha as costas direitas e relaxe cada músculo do seu corpo. Pode ir da ponta dos pés à cabeça, passando por cada músculo, reconhecendo-o e relaxando enquanto se foca na respiração.
  • Comece a contar regressivamente, por exemplo de 50 a 0, lentamente. Tente concentrar-se na respiração e na forma como o ar passa pelas fossas nasais.
  • Quando terminar a contagem regressiva, pense em imagens ou frases que o façam sentir bem. A ideia é atrair bons pensamentos.
  • Seja constante. O ideal é dedicar, no mínimo, 10 a 15 minutos diários à prática da meditação.

 

Modalidades relacionadas com meditação

 

Yoga

Tai Chi Chuan

Reiki

Fonte: Cofina media