Exercício Físico

O exercício físico é essencial para a nossa saúde e bem-estar. A par de outros hábitos salutares, a atividade física é um dos pilares para garantir um estilo de vida saudável, funcionando como um meio de prevenção de doenças e contribuindo para aumentar a longevidade.
A actividade física deve ser praticada com regularidade

O exercício físico tem muitos benefícios para o corpo e para a mente. Não só previne o aparecimento de inúmeros problemas de saúde, como combate o aumento de peso, alivia a tensão, ajuda a ter um sono descansado e melhora a disposição.

 

Apesar disso, a maior parte das pessoas não pratica exercício físico. As razões principais prendem-se com a falta de motivação e o tempo, por isso é muito importante encontrar um programa de fitness de que goste e que seja adequado ao seu estilo de vida.

 

Até pequenos hábitos podem fazer diferença: opte pelas escadas em vez do elevador e vá a pé em vez de ir de carro às lojas do bairro. Dez minutos de actividade física 3 vezes ao dia é tão eficaz como uma sessão de 30 minutos!

 

Quando está sentado, no trabalho ou mesmo em frente da televisão, tente fazer estes exercícios para aliviar alguma da tensão:

 

  • Estique os braços acima da cabeça e incline-se de um lado para o outro, a partir da cintura.
  • Estique as pernas a direito, sem tocar no chão.
  • Rode os ombros 5 vezes para a frente e depois 5 vezes para trás.
  • Desvie os olhos do monitor do computador e fixe objectos a diversas distâncias para ajudar a evitar a tensão ocular.
  • Rode a cabeça devagar de um lado para o outro e da frente para trás.

 

Benefícios do exercício físico

 

  • Reduz o risco de vir a desenvolver doenças cardíacas, uma vez que o coração é um músculo que pode ser fortalecido através do exercício físico aeróbio.
  • Regula os níveis de colesterol no corpo. O exercício físico não só ajuda a diminuir a produção de gorduras nocivas ao organismo (que têm tendência a acumular-se nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causam derrames e enfartes), como contribui para aumentar a produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.
  • Ajuda a prevenir/reduzir a hipertensão, que afecta 20% da população adulta mundial.
  • Ajuda a controlar o peso e diminui o risco de se tornar obeso. Mesmo depois da prática de exercício físico, continua a haver consumo de calorias, devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento da circulação, respiração e atividade muscular.
  • Ajuda a prevenir/reduzir a osteoporose, reduzindo o risco de fratura do colo do fémur nas mulheres.
  • Fortalece os músculos. Para isso, deve realizar atividades físicas que exijam força, como flexões, remar, correr, patinar, andar de bicicleta, saltar à corda, etc.
  • Aumenta a flexibilidade. A flexibilidade equivale a ter uma amplitude grande de movimentos, sem dor ou tensão. Para isso, deve praticar-se yoga, artes marciais, ginástica e exercício acrobáticos, ballet, etc.
  • Reduz o risco de desenvolver dores lombares.
  • Contribui para o crescimento e manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis.
  • Promove o bem-estar psicológico, reduz o stress, ansiedade e depressão. Ao fazer exercício, o corpo liberta substâncias químicas, chamadas endorfinas, responsáveis pela sensação de felicidade.
  • Aumenta a autoestima. A atividade física ajuda a melhorar a saúde psíquica, o humor e a autoestima. Aumenta a resiliência, ou seja, a capacidade de lidar com os desafios, aumentando assim a capacidade de resposta às adversidades que vão surgindo.
  • Retarda o envelhecimento.

 

Os benefícios da atividade física são maiores quando existe uma prática programada e regular, com intensidades que mobilizem a capacidade de adaptação do organismo.

 

Fonte: Cofina media

Conheça melhor algumas modalidades que poderão ajudá-lo a sentir-se melhor:

Yoga

Tai Chi Chuan