Importância do Sono e do Descanso

O sono e o descanso têm um papel fundamental na nossa vida, uma vez que as suas funções são imprescindíveis para o nosso organismo.
Importância do Sono e do Descanso

O sono tem uma função reparadora, permitindo ao corpo e à mente descansar. A importância do sono é também fisiológica, pois regula os biorritmos e garante o equilíbrio entre as exigências biológicas internas e o meio exterior.

 

Benefícios do sono

 

Melhora a memória e a criatividade

Dormir ajuda a consolidar a memória, a reorganizar a informação e a reter os dados mais importantes. O sono é importante ainda para a produção de novas ideias e a criatividade.

 

Melhora o desempenho no trabalho

As pessoas que têm o sono constantemente interrompido ao longo da noite ou que não dormem o suficiente, não descansam de forma adequada. Dada a importância do sono para o nosso organismo, dormir pouco pode ter consequências como: irritabilidade, fadiga, dificuldade de concentração e de retenção de novas informações e maior propensão a sofrer acidentes.

 

Ajuda a prevenir a obesidade

O descanso noturno afeta também o peso e o índice de massa corporal. Durante o sono o nosso organismo produz leptina, uma hormona produzida pelos adipócitos (células do tecido gordo) que informa o cérebro sobre a quantidade de energia acumulada e que é fundamental na regulação do apetite e na capacidade que o organismo tem para armazenar gordura.

As pessoas que têm perturbações do sono ou dificuldade em dormir produzem menores quantidades desta substância, o que poderá levar a que ingiram durante o dia mais calorias do que as que necessitam, dado que o corpo não se sente satisfeito.

 

Favorece o desempenho físico

O sono é também importante para o rendimento físico e para o crescimento. Quando dormimos profundamente e sem interrupções, o nosso corpo começa a produzir a hormona do crescimento (GH). Essa substância só começa a ser produzida aproximadamente meia hora depois de adormecermos, pelo que pessoas com o sono fragmentado têm mais dificuldades em sintetizá-la.

 

 Melhora a qualidade de vida

Pesquisas nesta área demostram que as pessoas que dormem seis a oito horas por noite têm índices mais altos de qualidade de vida, quando comparado com pessoas que descansam pouco.

 

 

 

Fonte: Cofina media