Melhorar a Memória e a Concentração

A memória e a concentração são funções muito importantes da nossa vida. Saiba que fatores influenciam a capacidade de memorização e concentração e aprenda alguns truques para começar já hoje a melhorar a memória.
Memória e Concentração

Memória

 

A memória é uma das funções do cérebro mais importantes. Se esquecermos quem somos, perdemos a identidade. A memória permite-nos registar os acontecimentos mais importantes, adquirir novos conhecimentos e situarmo-nos no mundo.

 

Todas as tarefas que executamos, das mais simples às mais complexas, implicam o funcionamento da memória. É ela que nos permite mover, comunicar e aprender, pois as células do nosso cérebro estão em contínua atividade.

 

Sabemos também que, quanto mais estímulos tivermos, mais as sinapses se desenvolvem, e que teremos uma maior quantidade de neurónios ativados. É neste processo que a memória se forma, e uma vez que as sinapses se deterioram à medida que envelhecemos, devemos exercitar ao máximo a nossa mente de forma a melhorar a memória. Se esta se mantiver ativa, a perda de memória poderá ser menor e mais controlável.

 

Por outro lado, se o cérebro não for treinado, a memória será prejudicada e, aos poucos, perdemos a capacidade de fixar novas informações. É por isso essencial criar formas de exercitar o cérebro e manter uma aprendizagem constante sobre novos assuntos.

 

Ter uma vida saudável é outro fator que contribui para proteger e melhorar a memória. Dormir bem, gerir o stress e mantermo-nos física e intelectualmente ativos são formas de evitar a perda de memória. O exercício físico e mental, para além de proteger as artérias, fomenta a produção de uma molécula que contribui para manter os neurónios fortes (BDNF).

 

A alimentação é outro dos fatores a ter em conta, já que o cérebro necessita de ser alimentado com proteínas, bem como gorduras, minerais e certos tipos de açúcares.

 

Em suma, exercitar a mente ajuda a melhorar a memória, a concentração e a qualidade de vida.

 

Concentração

 

A concentração, importantíssima para o processo de memorização, também deve ser melhorada com exercícios simples. Para além disso, são também importantes para a concentração um estilo de vida saudável todo o ano, uma alimentação rica em nutrientes vitais, juntamente com uma boa noite de sono. Se a sua alimentação é pobre em vitaminas e sais minerais e não dorme o suficiente, então pode ter dificuldade em concentrar-se.

 

A memória precisa da atenção e da concentração para poder armazenar dados. Se a atenção falha, a memória também falha. E atualmente, todos temos cada vez mais informações para absorver. O que pressupõe também mais dificuldade em nos concentrarmos e retermos cada uma delas.

 

Dicas para melhorar a concentração:

 

  • Ter consciência de que só podemos fazer uma coisa de cada vez e que toda a nossa atenção deve estar centrada nessa tarefa, sem estar a pensar nas próximas atividades.
  • Dedicar o tempo que for necessário a concluir uma determinada atividade e só depois de a concluir passar para uma próxima atividade, e assim sucessivamente.
  • Uma das melhores formas de se concentrar é através da meditação, pois ajuda a manter o foco mesmo durante as tarefas mais difíceis.
  • A nossa concentração funciona por ciclos, razão pela qual precisamos de interromper as tarefas ao fim de 45 minutos/1 hora. Tente manter-se concentrado durante esse tempo.
  • Desligue o telemóvel, a televisão e a Internet durante determinados períodos do dia.

 

Em resumo, a concentração é uma capacidade que pode sempre ser melhorada. Comece hoje!

 

 

Fonte: Cofina media