Bem-estar do Homem

A partir de certa idade, o corpo humano entra inevitavelmente num processo regressivo, durante o qual se produzem alterações a nível físico e metabólico. Para minimizar os efeitos do passar do tempo, devem ser tomadas medidas desde cedo que contribuam para a manutenção do bem-estar e da saúde masculina.
A actividade física contribui para melhorar o bem-estar do homem

 

Com o avançar da idade, a saúde do homem altera-se e verifica-se uma mudança no seu sistema hormonal, marcada pela diminuição da produção de testosterona. Esta alteração hormonal é uma das principais causas das transformações metabólicas e físicas que ocorrem no organismo masculino em determinada fase da vida.

 

Nesta fase, o bem-estar do homem pode também ser afetado pela diminuição do ritmo metabólico. À medida que envelhecemos, o nosso organismo vai necessitando de cada vez menos energia para a manutenção das funções vitais, o que poderá facilitar a acumulação de gordura de reserva intra-abdominal nos homens. Este fator, quando conjugado com maus hábitos alimentares, pode levar ao aparecimento da típica “barriga dos quarenta anos”.

 

A melhor prática será adotar um programa de exercício físico adequado e uma alimentação correta, de modo a acelerar o metabolismo, aumentar o gasto energético e evitar a formação de gordura.

 

Principais alterações nos homens a partir dos 50 anos

 

  • Acumulação de gordura na zona do tronco, sobretudo na intra-abdominal. Para além das caminhadas, aconselham-se os exercícios não aeróbicos, como o tai chi chuan, de maneira a melhorar o equilíbrio da postura. O consumo de doces, fritos e gorduras deve ser evitado ao máximo.

 

  • A massa muscular tende a desaparecer. Para minimizar essa diminuição, deve ser praticado exercício físico com regularidade, pelo menos 3 a 4 vezes por semana.

 

  • As paredes das artérias tornam-se mais rígidas, aumentando a pressão arterial. É essencial controlar a pressão arterial (tentando mantê-la entre 12 e 8), bem como os níveis de colesterol (que devem situar-se abaixo de 200). É aconselhável, por isso, a redução do consumo de sal e de alimentos ricos em gordura.

 

  • A velocidade do processamento de informações diminui. Fazer contas ou aprender uma língua estrangeira pode levar mais tempo. A prática de atividades lúdicas e relaxantes, como desportos ao ar livre ou meditação, pode ajudar a melhorar esta capacidade.

 

  • Surge a chamada andropausa, normalmente entre os 40 e os 70 anos. A diminuição da produção de testosterona resulta num conjunto de alterações hormonais que afetam o bem-estar do homem em termos físicos, emocionais e sexuais. Os tratamentos disponíveis incluem habitualmente terapias de reposição hormonal.

 

Dicas para melhorar o bem-estar do homem

 

O bem-estar do homem e a sua saúde são em grande parte influenciados pelos hábitos adotados. Alguns conselhos para garantir a qualidade de vida em todas as fases da vida incluem:

 

  • Comer de forma equilibrada e saudável, evitando os excessos
  • Manter um peso saudável
  • Controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol e diabetes
  • Praticar exercício físico de forma regular
  • Evitar o tabaco e não consumir álcool em excesso
  • Ir ao médico e fazer exames de rotina regularmente
  • Tomar de forma adequada qualquer medicação prescrita
  • Aprender a gerir o stress
  • Dormir bem
  • Conhecer o seu historial clínico e o da sua família e agir em conformidade

 

 

Fonte: Cofina media