Coração Saudável

Os problemas cardiovasculares são a principal causa de morte nos países desenvolvidos. Saiba como preveni-los e como manter o seu coração saudável.
Coração Saudável

Tenha um coração saudável e combata os problemas cardiovasculares

 

Praticar exercício físico

Um estilo de vida fisicamente ativo está associado à diminuição de problemas cardiovasculares. Praticar exercido melhora o funcionamento do sistema cardiorrespiratório, ajuda a diminuir o peso e a baixar a tensão arterial, os níveis de glicémia e de colesterol. A prática regular de desporto é um hábito muito importante para manter o seu coração saudável.

 

Seguir uma dieta equilibrada

Hábitos saudáveis podem ajudar a diminuir três dos principais fatores de risco implicados nos problemas cardíacos: colesterol elevado, hipertensão arterial e excesso de peso. Desta forma, com algumas alterações na dieta, é possível contribuir para melhorar a saúde do seu coração.

 

Deixar de fumar

O tabaco é um dos principais fatores que causa doenças de coração. Fumar provoca um efeito nocivo no sistema cardiovascular, aumenta o risco de trombose e provoca uma redução do calibre das artérias coronárias, dificultando a irrigação do coração. Para ter um coração saudável deve evitar fumar.

 

Diminuir o consumo de álcool

Está provado que o abuso do álcool é prejudicial à saúde. Diversos estudos identificam uma relação entre o consumo excessivo de álcool e o aparecimento de problemas cardiovasculares, pelo que deve moderar a sua ingestão.

 

Manter o peso controlado

Diversos estudos demonstraram que a obesidade agrava os problemas cardíacos, devido ao esforço a que se submete o coração.

 

Fugir do stress

O stress afeta o coração. A tendência para sofrer um ataque cardíaco em momentos de stress aumenta, uma vez que aumenta também o ritmo cardíaco e a pressão arterial. Quando isto sucede, o coração necessita de mais oxigénio.

 

Vigiar a tensão arterial

Habitualmente, a hipertensão arterial não tem sintomas, pelo que é importante detetá-la e tratá-la atempadamente. A hipertensão está relacionada com doenças cardíacas potencialmente graves. Para manter um coração saudável, é aconselhável fazer rastreios regularmente.

 

Manter o colesterol sob controlo

O excesso do colesterol no sangue acumula-se nas paredes das artérias, contribuindo para o processo de aterosclerose e aumentando o risco de enfarte. O colesterol elevado não tem sintomas, pelo que é necessário prevenir e evitar o seu aparecimento.

 

Ir ao médico de forma periódica

A partir dos 40 anos é recomendável a realização de exames médicos de forma periódica. Isto é especialmente importante para pessoas com fatores de risco e antecedentes familiares de doença cardíaca, hipertensão, colesterol, diabetes, obesidade e tabagismo.

 

 

Fonte: Cofina media