Cuidados com os Olhos

A visão é um sentido vital para o homem. Por isso, alguns hábitos e cuidados devem ser tidos para evitar problemas nos olhos.
Cuidados com os olhos e problemas nos olhos

Adote alguns cuidados com os olhos e previna-se contra problemas

 

Exame oftalmológico

Embora possa considerar que sua visão está boa ou que seus olhos estão saudáveis, é essencial consultar regularmente um oftalmologista para fazer um exame completo e detetar eventuais problemas nos olhos. Alguns problemas oculares crónicos comuns não apresentam sintomas, sendo apenas detetados através da realização de exames completos, em estádio precoce.

Com o avançar da idade, deve ser dada maior atenção à saúde dos olhos.

 

Histórico familiar

Saber o histórico familiar é um dos cuidados que deverá ter: informe-se junto dos seus familiares qual o histórico de saúde ocular da família. Isso irá ajudar a determinar qual o risco de desenvolver uma doença ocular mais séria, que exija cuidados permanentes, dado que muitas patologias são hereditárias.

 

Alimentação

Uma dieta rica em vegetais, principalmente cenoura, espinafre e couve, é importante para ajudar a manter a saúde dos olhos. Estes alimentos possuem carotenoides (como a luteína e a zeaxantina) que desempenham um importante papel na visão.

Para além disso, a vitamina A, a riboflavina (vitamina B2) e o zinco contribuem para a manutenção de uma visão normal, bem como os alimentos ricos em DHA (um ácido gordo ómega 3) e a gema do ovo, desde que cozida.

 

Peso saudável

O excesso de peso e a obesidade aumentam o risco de desenvolver diabetes e outras condições sistémicas que podem levar à perda da visão, como a retinopatia diabética ou o glaucoma.

 

Fumar

Tal como acontece com os restantes órgãos do corpo humano, fumar faz mal aos olhos. O tabaco aumenta a probabilidade de desenvolver graves problemas nos olhos, como cataratas e glaucoma, doenças consideradas as maiores causas de cegueira no mundo.

 

Óculos de sol

Outro cuidado a ter com os olhos é protegê-los do sol, uma vez que a exposição aos raios solares aumenta a probabilidade de doenças na retina e da formação de cataratas precoces. A degeneração macular relacionada com a idade piora a qualidade de vida das pessoas e pode ser prevenida com o uso de óculos escuros de qualidade (que tenham proteção UVA e UVB).

 

Uso do computador

Quando se passa muito tempo ao computador, é natural que os olhos se cansem. Deve descansar a vista a cada 20 minutos, olhando para outro ponto, pelo menos durante 1 minuto. Isso pode ajudar a reduzir a fadiga ocular, causa de muitas dores de cabeça, irritabilidade, redução da capacidade visual, etc.

 

Lentes de contacto

Para evitar o risco de infeções, lave sempre as mãos antes de colocar ou retirar as lentes de contacto. Certifique-se que as lentes de contacto são desinfetadas conforme as instruções e substitua-as de acordo com o prazo de validade. As infeções virais nos olhos pela falta de higiene podem comprometer a córnea de forma irreversível.

 

 

Fonte: Cofina media