Cuidados a ter para uma pele saudável

Um dos cuidados mais importantes para ter uma pele saudável é a prevenção ao longo do tempo, o que envolve limpeza, hidratação, alimentação saudável e outros cuidados. Da mesma forma, também a proteção solar e os cuidados a ter nas horas de maior exposição solar são essenciais para garantir a saúde da sua pele.
Cuidados diários com a pele

Siga estes conselhos e mantenha a sua pele saudável

 

Evite a exposição solar entre as 12h00 e as 16h00

As idas à praia devem ocorrer no início ou final do dia, tendo especial atenção nos dias em que os UV estão elevados. É muito importante ter cuidados com a pele mesmo nos dias de vento e nevoeiro, pois estamos expostos aos raios solares sem nos apercebermos.

 

Proteja-se do sol

Deve usar-se chapéu, óculos escuros e aplicar sempre protetor solar antes de sair de casa. O protetor deve ter um índice de proteção solar elevado e ser escolhido de acordo com cada tipo de pele. Quanto mais líquido for, mais vezes deve ser aplicado, sobretudo após o banho.

Independentemente da cor da pele, todas as pessoas devem ter os devidos cuidados, sendo que as pessoas de pele clara e olhos claros devem redobrá-los de maneira a manterem a pele saudável.

 

Tenha atenção aos sinais e manchas

Se tiver qualquer dúvida em relação a um sinal que surgiu ou que mudou de aspeto, consulte o seu dermatologista. Se tiver manchas (melasmas) ou se tiver alergia ao sol deve redobrar os cuidados com a sua pele e evitar a exposição prolongada ao sol.

 

Evite o excesso de sol

O sol é necessário para a nossa saúde, pois estimula a produção da vitamina D, fundamental na absorção de cálcio. Contudo, o excesso de exposição ao sol e as queimaduras solares ou escaldões resultantes constituem um fator de risco para várias doenças de pele, para além de contribuírem para o seu envelhecimento precoce.

 

Hidrate bem a pele

Uma pele hidratada mantém uma camada natural de proteção que contribui para a manter saudável. Mesmo as peles oleosas precisam de ser hidratadas, pois também perdem água, sendo os melhores hidratantes os não oleosos. As peles sensíveis devem evitar o uso de produtos com álcool.

 

Mantenha a pele limpa

Um dos mais essenciais cuidados com a pele é a sua limpeza diária, seja com emulsões cremosas, leites de limpeza ou sabonetes líquidos. As peles secas não devem ser limpas com sabonete e, para as oleosas, o melhor é usar soluções de limpeza não oleosas. Sem resíduos, a pele respira melhor!

 

Evite fumar

Fumar contribui para o envelhecimento da pele e para o aparecimento de rugas. Para além disso, reduz os vasos sanguíneos nas camadas mais externas da pele, o que diminui o fluxo sanguíneo. Fumar provoca danos no colagénio e na elastina, as fibras que fornecem força e elasticidade à pele.

 

Cuide da sua alimentação

Coma em abundância frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras. As pesquisas sugerem que uma dieta rica em vitamina C e pobre em gorduras e hidratos de carbono pode contribuir para uma pele saudável e mais jovem.

Saiba aqui o que deve ter em conta para tornar a sua alimentação mais equilibrada.

 

Durma bem

Não dormir provoca olheiras, pele cansada e sem vida. O ideal é dormir 8 horas diárias.

Conheça alguns dos benefícios do sono e do descanso.

 

Pratique exercício físico

Fazer exercício moderado e regular, ajuda a melhorar a circulação e a renovar a pele, contribuindo para reduzir o stress e melhorar a qualidade de vida. Saiba mais sobre os benefícios da atividade física e comece já hoje a praticar!

 

Evite o stress

O stress e a depressão afetam a saúde e a beleza, provocando envelhecimento e causando rugas. Relaxe e divirta-se!

Consulte aqui mais informação sobre o stress, os seus sintomas, causas e perigos.

 

 

 

Fonte: Cofina media