Desenvolvimento Infantil e Bem-estar

Existe, cada vez mais, a preocupação em educar crianças saudáveis. Pais, médicos, professores são responsáveis por aumentar e potenciar o bem-estar das crianças e contribuir para um saudável desenvolvimento infantil.
Os pais têm um papel fundamental no bem-estar infantil

Para garantir o correto desenvolvimento e potenciar ao máximo o bem-estar infantil, é aconselhável incutir nos mais novos desde cedo hábitos saudáveis: uma alimentação regrada e cuidada e a prática regular de desporto.

 

Parte dos pais e educadores não só proporcionar as condições que garantam o bem-estar das crianças (como uma alimentação saudável e uma vida ao ar livre), mas também consciencializá-las para a necessidade de manterem um estilo de vida saudável.

 

As seguintes dicas dizem respeito a práticas que contribuem para o desenvolvimento infantil e para a educação de futuros adultos saudáveis.

 

Dicas para promover o bem-estar infantil

 

1.  Alimentação variada, especialmente frutas e verduras.

As crianças devem ter uma alimentação variada, de forma a ingerir os alimentos que o corpo necessita para o seu correto desenvolvimento. Idealmente, deve ingerir-se 5 doses de frutas e vegetais por dia.

Descubra aqui algumas dicas para uma alimentação infantil saudável.

 

2.  Beber água e leite.

Quando se tem sede, nada mais sacia do que água. No entanto, as crianças necessitam também de leite, para desenvolver ossos fortes, uma vez que o leite é uma excelente fonte de cálcio. Os sumos 100% naturais também são uma fonte de vitaminas. Deve evitar-se bebidas doces, gasosas e sumos de fruta artificiais, pois contêm demasiado açúcar. E este, além de ter demasiadas calorias, não tem nutrientes importantes.

 

3.  Escutar o corpo.

Enquanto se come, deve-se estar atento ao corpo e perceber se o estômago está confortavelmente saciado. Em certas ocasiões, as pessoas comem demasiado porque não se dão conta de quando devem parar de comer. Comer demasiado pode contribuir para o mau estar e levar ao excesso de peso.

 

4.  Limitar as horas em frente à televisão e a jogos eletrónicos.

Estar demasiado tempo a ver televisão ou a jogar jogos eletrónicos é prejudicial ao saudável desenvolvimento das crianças e ao bem-estar infantil. Quanto mais tempo se dedica a atividades passivas, menos tempo sobra para atividades dinâmicas, como futebol, ginástica, ciclismo, natação, etc.

 

5.  Manter-se ativo.

Uma tarefa que as crianças devem ter é partilhar com os adultos as suas atividades preferidas. É essencial que os pais ajudem as crianças a praticarem as suas atividades favoritas, de forma regular, de modo a manter as crianças ativas diariamente, diminuindo assim o tempo passado a ver televisão. Os pais podem também organizar atividades sãs para a família.

 

 

 

Fonte: Cofina media