Sangue

Uma boa nutrição é vital para se manter saudável. Mesmo se pensa que tem uma alimentação saudável, podem faltar algumas vitaminas e minerais essenciais. O ferro, a vitamina B6 e a vitamina B12 contribuem para a formação normal de glóbulos vermelhos. O ácido fólico contribui para a formação normal do sangue.
Caminhar melhora a circulação do sangue

O corpo humano possui cerca de 5 litros de sangue, o que representa cerca de 7% do peso de uma pessoa adulta.

 

O sangue circula em veias, artérias e capilares e tem na sua composição 4 constituintes principais: plaquetas, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plasma.

 

Para além de transportar no nosso organismo diversos nutrientes, toxinas e gases (como o dióxido de carbono e oxigénio), o sangue desempenha ainda funções de proteção e regulação do corpo humano.

 

Grupos Sanguíneos

 

O sangue classifica-se em diferentes grupos sanguíneos, cujo conhecimento é fundamental para determinar a possibilidade de se efetuarem transfusões de sangue sem que surjam complicações. Esta classificação é feita com base nos antigénios existentes nos glóbulos vermelhos, que podem ser de dois tipos: A e B. No plasma existem os anticorpos correspondentes, que se denominam anti-A e anti-B.

 

Existem quatro fenótipos ABO básicos:

  • Tipo O (glóbulos vermelhos sem antigénio)
  • Tipo A (glóbulos vermelhos com antigénio A)
  • Tipo B (glóbulos vermelhos com antigénio B)
  • Tipo AB (glóbulos vermelhos com antigénios A e B)

 

Para além do sistema ABO de classificação do sangue existe ainda o sistema genético Rhesus (Rh), que é caraterizado pela existência de um alelo que determina o aparecimento do fator Rh.

 

Nas membranas dos glóbulos vermelhos poderão existir antigénios específicos que se denominam fator Rh. Estes antigénios induzem a formação dos anticorpos anti-Rh. Considera-se um grupo sanguíneo Rh+ (positivo), nas pessoas que possuem o antigénio Rh e Rh- (negativo) nas que não possuem.

 

O grupo sanguíneo do tipo O é considerado “dador universal” porque os glóbulos vermelhos deste grupo não contêm antigénios A nem B, e por isso podem ser transferidos para pessoas de outros grupos sanguíneos sem qualquer risco de serem destruídos.

 

 

 

Fonte: Cofina media