Técnicas de Relaxamento

É essencial aprender a relaxar, já que isso proporciona um estado de repouso profundo, ao mesmo tempo que ajuda a regular o metabolismo, a frequência cardíaca e a respiração. Para além disso o relaxamento liberta-nos de tensões acumuladas no dia-a-dia, tanto mentais como musculares. Aprenda algumas técnicas de relaxamento e comece já hoje.
Técnicas de relaxamento que ajudam a libertar tensões

 

O relaxamento melhora a circulação sanguínea, relaxa os músculos, harmoniza a respiração e os batimentos cardíacos, entre outos efeitos benéficos. Proporciona uma sensação enorme de bem-estar, de calma e tranquilidade, próxima do sono profundo mas em estado de vigília. As técnicas de relaxamento colocam a pessoa num estado de sensibilidade e recetividade natural aumentada, atenta ao mais alto nível, através de cada célula do seu corpo. Nesses momentos, gastamos o mínimo de energia obtendo, como resultado, uma resposta muito positiva, essencialmente a nível psicológico.

 

Relaxar é essencial para lidar com o quotidiano em que a pressa, o medo e o stress nos assaltam a todos os instantes. Aqueles que praticam o relaxamento têm capacidade de se desligar do exterior e centrar-se em si próprios, contribuindo para que o corpo e a mente funcionem em perfeita harmonia.

 

O estado de relaxamento carateriza-se pela diminuição da pulsação cardíaca, da pressão arterial e das ondas cerebrais, bem como pela redução geral da velocidade do metabolismo. As alterações produzidas pelo relaxamento contrariam os efeitos prejudiciais e as sensações incómodas geradas pelo stress. Como resultado, o nosso corpo e a nossa mente vão sentir-se visivelmente rejuvenescidos e cheios de energia e vitalidade.

 

Técnicas de Relaxamento mais comuns

 

1. Respiração Profunda

A respiração profunda é uma simples mas poderosa técnica de relaxamento. É fácil de aprender, pode ser praticada em qualquer lugar e é uma forma rápida de eliminar tensões e manter os níveis de stress sob controlo. A respiração profunda é a base de muitas outras práticas de relaxamento e pode ser combinada com outros elementos, tais como a aromaterapia e a música.

 

2. Relaxamento Muscular Progressivo

O relaxamento muscular progressivo é outra técnica de relaxamento bastante utilizada para aliviar o stress. Trata-se de um processo de dois estágios em que, sistematicamente, se contraem e relaxam os músculos dos diferentes grupos no corpo. É possível combinar respiração profunda e relaxamento muscular progressivo para um nível adicional de alívio do stress.

 

3. Atenção Plena

A meditação que cultiva a plena atenção é particularmente eficaz na redução de stress, ansiedade, depressão e outras emoções negativas. A plena atenção é a capacidade de estar totalmente empenhado no momento presente. Em vez de se preocupar com o futuro ou reviver o passado, a meditação consciente muda o foco sobre o que se está a passar no aqui e agora.

 

4. Visualização Guiada

A visualização ou imaginação guiada é uma variante da meditação tradicional, que pode ajudar a aliviar o stress. Quando usado como técnica de relaxamento, a visualização guiada consiste em imaginar uma cena em que se sente em paz, livre de toda a tensão e ansiedade.

 

 

Efeitos do Relaxamento 

 

  • Alivia a dor de cabeça
  • Combate a insónia
  • Ajuda a reduzir a pressão arterial e a controlar os problemas causados pela hipertensão
  • Alivia dores musculares, principalmente nas costas e no pescoço
  • Contribui para o aumento da criatividade
  • Ajuda a controlar crises de angústia
  • Contribui para reduzir os níveis de colesterol
  • Ajuda a reduzir o stress e a alcançar paz interior e equilíbrio emocional
  • Alivia sintomas de ansiedade

 

Se for feito corretamente, o relaxamento tem normalmente um efeito imediato. É provável que, logo no final da primeira sessão, se sinta mais sereno e calmo.

 

Os benefícios físicos e emocionais começam a ser mais evidentes quando se pratica com regularidade. Os exercícios ou técnicas de relaxamento devem ser postos em prática diariamente, a fim de se usufruir plenamente dos seus benefícios.

 

É importante referir que o relaxamento não deve em nenhuma ocasião substituir a ida ao médico ou um tratamento que tenha sido prescrito. Se tem alguma doença deve seguir os conselhos do médico e praticar, ao mesmo tempo, técnicas de relaxamento, que poderão ajudar a acelerar o processo de tratamento.

 

Saiba mais sobre meditação e como aprender a meditar.

 

 

 

 

Fonte: Cofina media