Vitalidade e Energia

Por vezes sentimo-nos cansados e sem vitalidade para terminar o dia. A origem do cansaço pode estar relacionada com os nossos hábitos, nomeadamente com a alimentação, o sono e o stress. Aqui ficam alguns conselhos para aumentar a energia e vitalidade.
Aumente a sua energia e vitalidade

Aumente a sua vitalidade no dia-dia

 

Tome o pequeno-almoço, mesmo que não tenha fome

O pequeno-almoço melhora o rendimento intelectual, ativa o metabolismo e melhora o humor. O pequeno-almoço ideal deve consistir numa peça de fruta, hidratos de carbono (como cereais ou pão) e alguma proteína, que pode ser leite ou uma fatia de peru.

Esta combinação de alimentos, na quantidade adequada, fornece energia suficiente para começar o dia com vitalidade.

 

Coma frequentemente

Dividir a alimentação em três refeições ligeiras e dois lanches durante o dia, ajuda a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue e, portanto, a energia. Por outro lado, as refeições mais pesadas necessitam de mais energia para serem digeridas, podendo deixá-lo num estado letárgico.

 

Coma frutos secos

Uma porção de frutos secos três vezes por dia melhora o rendimento intelectual e a vitalidade, combatendo a fadiga.

Isto graças aos diversos componentes dos frutos secos: a sua concentração de proteínas de elevada qualidade e de gorduras saudáveis (tipo ómega 3), o magnésio (que contribui para o normal funcionamento muscular) e o triptofano (que combate a fadiga emocional e favorece o sono).

 

Coma fibra

A fibra tem o efeito de retardar a absorção de hidratos de carbono, permitindo que o corpo absorva a energia de forma mais lenta.

Pelo contrário, comer um doce produz um aumento inicial de energia e a diminuição do cansaço, embora horas depois se produza o efeito contrário, com uma diminuição da vitalidade e o aumento do cansaço a um nível mais elevado do que antes de comer o doce.

 

Inclua ómega 3 na sua alimentação

Essencialmente presente no peixe fresco, nos frutos secos e nas verduras, os ómega 3 são ácidos gordos essenciais para o organismo humano que não os consegue produzir em quantidades adequadas. O DHA, um ácido gordo ómega 3 participa em vários processos metabólicos e contribui para a manutenção de uma normal função cerebral.

Saiba mais sobre o Ómega-3 e os seus benefícios para o organismo.

 

Consuma alimentos ricos em vitaminas e minerais

Várias vitaminas e minerais são essenciais para a libertação de energia. A tiamina, riboflavina (vitamina B2), vitamina B6, vitamina B12, niacina, biotina, ácido pantoténico, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, cobre e iodo contribuem para o normal metabolismo produtor de energia.

 

Beba água

Mesmo uma ligeira desidratação faz com que o sangue fique mais espesso, o que obriga o coração a bombeá-lo com mais força para que chegue a todas as células e órgãos. Este processo, em última análise, contribui para aumentar o cansaço e diminuir a vitalidade.

Para além de beber água, é importante consumir alimentos ricos em água, como fruta e verduras.

Saiba aqui por que razão beber água é fundamental para o nosso organismo.

 

Faça exercício de manhã

O exercício é um catalisador potente de energia, ajudando a combater o cansaço e a aumentar a vitalidade. Os seus efeitos sentem-se não apenas no momento em que está a ser praticado, como durante o resto do dia.

Se se sente cansado, o exercício de manhã pode tornar-se um enorme aliado. Em vez de recorrer apenas à ingestão de cafeína para aumentar a sua energia matinal, experimente começar a fazer exercício.

As caminhadas ou exercícios de relaxamento e alongamento como o yoga, pilates e os exercícios de respiração profunda aumentam a força e a energia, melhoram a circulação e diminuem o stress.

Para além dos efeitos físicos, o exercício melhora o estado psicológico e o humor, ajudando também na fluidez do pensamento e no raciocínio, fruto das endorfinas e dos neurotransmissores produzidos durante a sua prática.

 

 

Fonte: Cofina media