Dietas – qual a sua importância?

Desde a antiguidade que as dietas fazem parte dos hábitos de vida das pessoas. Hoje em dia, associam-se as dietas a alimentos que se consomem para conseguir determinados efeitos terapêuticos, como emagrecer, controlar o colesterol ou as diabetes. Seja qual for o resultado esperado, é essencial que qualquer dieta tenha sempre como objetivo a manutenção da saúde.
Os vegetais fazem parte de uma dieta saudável

As dietas devem ser completas e equilibradas na proporção dos nutrientes essenciais ao nosso organismo: hidratos de carbono, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água. Devem ainda ser variadas, sendo aconselhável que a ingestão de alimentos seja repartida ao longo do dia.

 

Para garantir que a nossa saúde não fica comprometida, as dietas devem ser sempre prescritas por um especialista.

 

As dietas devem ser equilibradas

 

A dieta equilibrada é aquela que garante a cada pessoa todos os nutrientes necessários para fazer face às necessidades do seu organismo, manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças. Cada pessoa tem necessidades nutricionais específicas em função da idade, sexo, altura, atividade física que realiza e, ainda, do estado de saúde.

 

As dietas equilibradas são dietas completas, que contêm todos os nutrientes que o organismo necessita em quantidades suficientes. Por norma, os hidratos de carbono devem corresponder a 55-60% da totalidade de calorias ingeridas por dia e as gorduras entre 25% e 30%.

 

Para além disso, deve ser adequada a cada pessoa, tanto em qualidade como em quantidade. Para tal, é indispensável que qualquer dieta seja prescrita por um especialista em função da idade, sexo, atividade física, tipo de trabalho, entre outros hábitos e caraterísticas de cada pessoa.

 

É igualmente importante distribuir os alimentos em 4 ou 5 refeições ao longo do dia: pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, meio da tarde e jantar.

 

As dietas devem ainda ser variadas, não só para evitar a monotonia, como para garantir que fornecemos ao nosso corpo todos os nutrientes de que precisa para se manter saudável e que se encontram presentes numa grande diversidade de alimentos.

 

Dietas – recomendações alimentares

 

Seja qual for o objetivo da dieta, existem alguns princípios comuns a uma boa alimentação que devem ser seguidos:

 

  • Consuma diariamente mais de 3 peças de fruta e 2 pratos de verdura e/ou salada
  • Não exclua da sua dieta alimentos como pão, batata, massa e arroz
  • Ingira leguminosas pelo menos duas vezes por semana (lentilhas, grão de bico, feijão)
  • Consuma 2 a 4 porções de lácteos por dia (leite, iogurte e queijos), dependendo da idade e estado de saúde
  • É aconselhável consumir, de um modo geral, mais peixe do que carne
  • Coma 3 a 4 ovos por semana
  • Prefira o azeite a qualquer outra gordura e diminua o consumo de gordura de origem animal
  • Pode consumir açúcar e sal, desde que moderadamente
  • Beba 1,5 a 2 litros de água todos os dias
  • Potencie os efeitos benéficos de uma alimentação equilibrada ou de uma dieta para emagrecer com a prática regular de exercício físico

 

 

 

Fonte: Cofina media

 

Se está a pensar fazer dieta para emagrecer, leia o texto abaixo e conheça outros fatores que deve ter em conta para não comprometer a sua saúde.