Suplementos para o Apoio à Função Cognitiva: Estudo Clínico COSMOS-Mind
Sabia que os nutrientes* em Centrum Select, Homens 50+ e Mulheres 50+ apoiam a função cognitiva e psicológica à medida que envelhecemos?
* Iodo, Ferro e Zinco contribuem para a função cognitiva normal. As vitaminas B1, B6, B12, C, Niacina, Ácido Fólico, Biotina e Magnésio contribuem para a função psicológica normal.
As alterações demográficas caracterizadas pelo aumento da esperança média de vida e consequentemente o envelhecimento gradual da população levaram a um interesse crescente em identificar fatores que apoiam a manutenção do estado de bem-estar de cada indivíduo à medida que envelhece.
A importância da saúde cognitiva
O cérebro é o órgão do corpo que envelhece mais rapidamente e de forma mais significativa do que qualquer outro tecido do corpo.1
A saúde cognitiva, definida como a capacidade de pensar, aprender e recordar, é uma componente essencial do nosso bem-estar geral à medida que envelhecemos. Encontrar uma forma de apoiar a função cognitiva nos adultos 50+ é uma grande desafio de saúde pública.
O recente estudo clínico COSMOS-Mind* mostrou que a toma diária de um suplemento multivitamínico-multimineral apoia a função cognitiva e a memória à medida que envelhecemos. 2
Estudo COSMOS-Mind
O estudo COSMOS-Mind, parte do ensaio clínico COSMOS (COcoa Supplement and Multivitamin Outcomes Study) financiado pelo NIH (Instituto Nacional de Saúde dos EUA) e com uma duraçao de cerca de 3 anos, avaliou os efeitos na função cognitiva do consumo diário de um suplemento alimentar multivitamínico completo numa população de 2.262 adultos saudáveis com mais de 65 anos de idade.
Resultados do estudo COSMOS-Mind
Ao longo do estudo, os participantes foram submetidos a avaliações cognitivas específicas. A investigação revelou que tomar diaraimente um suplemento alimentar multivitamínico completo, como parte de uma dieta equilibrada e de um estilo de vida saudável, ajuda a apoiar a função cognitiva dos adultos 50+.
Nutrientes com benefícios para o sistema nervoso e função cognitiva
O efeito que vários nutrientes exercem na função cognitiva e no sistema nervoso encontra-se documentado e reconhecido pela EFSA (Agência Europeia de Segurança Alimentar) e por extensos estudos científicos:
- O iodo, ferro e o zinco contribuem para a função cognitiva normal
- As vitaminas B1, B6, B12, C, Niacina, Biotina e Magnésio contribuem para a função psicológica normal
- O ácido pantoténico contribui para o desempenho mental normal e as vitaminas C, Niacina, Riboflavina, Biotina, Tiamina, B6 e B12, Iodo, Magnésio contribuem para o funcionamento normal do sistema nervoso.
Um estilo de vida saudável caracterizado por exercício físico, uma dieta variada e equilibrada, em combinação, se necessário, de suplementação adequada, assim como a desenvolvimento de relações sociais, são estratégias que podem influenciar significativamente um envelhecimento cerebral bem sucedido.
*Estudo clínico auxiliar aleatório de 3 anos com 2.262 participantes com idades compreendidas ≥ e 65 anos utilizando Centrum Silver comercializado nos EUA, cuja fórmula é diferente da disponível em Portugal.